quinta-feira, 12 de março de 2009

As salas de recursos são espaços da escola onde se realiza o atendimento educacional especializado para alunos com necessidades educacionais especiais, por meio do desenvolvimento de estratégias de aprendizagem, centradas em um novo fazer pedagógico que favoreça a construção de conhecimentos pelos alunos, subsidiando-os para que desenvolvam o currículo e participem da vida escolar. A sala de recursos é um espaço organizado com materiais didáticos, pedagógicos, equipamentos e profissionais com formação para o atendimento às necessidades educacionais especiais.
No atendimento, é fundamental que o professor considere as diferentes áreas do conhecimento, os aspectos relacionados ao estágio de desenvolvimento cognitivo dos alunos, o nível de escolaridade, os recursos específicos para sua aprendizagem e as atividades de complementação e suplementação curricular. É um espaço de investigação e compreensão dos processos cognitivos, sociais e emocionais, visando a superação das dificuldades de aprendizagem e o desenvolvimento de diferentes possibilidades dos sujeitos.


O que é atendimento educacional especializado nas salas de recursos?

O atendimento educacional especializado nas salas de recursos se caracteriza por ser uma ação do sistema de ensino no sentido de acolher a diversidade ao longo do processo educativo, constituindo-se num serviço disponibilizado pela escola para oferecer o suporte necessário às necessidades educacionais especiais dos alunos, favorecendo seu acesso ao conhecimento.
O atendimento educacional especializado constitui parte diversificada do currículo dos alunos com necessidades educacionais especiais, organizado institucionalmente para apoiar, complementar e suplementar os serviços educacionais comuns.


AVALIAÇÃO SALA DE RECURSOS - DM
A) - INTERAÇÃO AFETIVA, SOCIAL E FAMILIAR.
1) Histórico do aluno
- Descrição das características do aluno (sociabilidade e afetividade)
- Relacionamento com a família e grupos
- Expectativas da família
- Antecedentes de atendimento (caso já tenha freqüentado outra escola)
- Antecedentes de atendimento de outra natureza (clínicos e terapêuticos)

2) Relacionamento do aluno na escola onde está matriculado
- Com os professores e colegas

3) Relacionamento do aluno com o professor especialista

4) Relacionamento com seu grupo social

B) - SUGESTÃO DE AVALIAÇÃO
- Interesse
- Atenção
- Concentração
- Execução da atividade
- Resistência à fadiga
- Pontualidade (freqüência do aluno)
- Compreensão e atendimento a ordens
- Desenvolvimento de habilidades de vida diária
- Desenvolvimento de habilidades para a vida autônoma
- Organização do material pessoal
- Habilidade sensório-motora
- Percepção e memória visual
- Percepção e memória auditiva
- Percepção de diferenças e semelhanças
- Orientação temporal
- Orientação espacial
- Linguagem e comunicação oral
- Linguagem e comunicação escrita
- Raciocínio lógico-matemático
- Expressão criativa
- Conteúdos pedagógicos: referentes a leitura, escrita espontânea, base alfabética, interpretação de pequenos textos, percebendo qual a fase que o aluno se encontra

2 comentários:

  1. CINARA!

    GOSTEI MUITO DO TEU BLOG! ACHO QUE É POR AÍ,TEMOS QUE DIVULGAR O NOSSO TRABALHO E REPARTIR OS NOSSOS CONHECIMENTOS!
    Siga em frente! Abraços!
    Beavirissimo!

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